sábado, 23 de outubro de 2021

Finalmente Seychelles

 

Apenas um cheirinho do que se pode apreciar nas Seychelles.
Finalmente ao fim de mais de dois anos após a compra dos bilhetes de avião (Junho de 2019).
Lisboa-Istambul-Mahé-Praslin-La Digue saída às 16.30 de dia 4 chegada ás 15h de dia 5, muito tempo sem dúvida mas quem corre por gosto não cansa.
Um destino caro como se sabe e por esse motivo optamos por ficar nos chamados Self Caterings mais em conta, porque hotel não é para todos e desde que se tenha um espaço limpo, sossegado e com condições ainda mais com cozinha, porque ir a restaurantes também se torna dispendioso. Por norma todos estes espaços são de excelentes condições e foi o caso daqueles em que ficámos.
Dia 5 de Outubro
Alojamento em Fadine Self Catering (site), excelentes condições, simpatia e tudo o mais que se possa dizer de bem dos nossos anfitriões, saímos para o destino seguinte muito satisfeitos pelo local escolhido.


As últimas horas de dia 5 foi para nos ambientarmos ao local e clima (fantástico).

Dia 6, levantar cedo e aproveitar porque o sol nasce bem cedo antes de 6 horas, mas também depois do sol se pôr as 18 horas mais ou menos é noite cerrada e não há luz nas ruas.

Transporte principal, a bicicleta ou a pé, poucos carros que são táxis ou carrinhos tipo de golf.
Saimos a pé para uma voltinha e fizemos a volta que está no mapa

A Anse Severe é a praia mais perto do centro, foi a primeira paragem e logo ai tivemos um encontro

1634921180267.png
Praia de Anse Severe (excelente local de snorling passando a barreira para o outro lado, podem ver no meu vídeo de mergulho e snorkling no final do report) é a praia mais perto do pequeno centro de La Digue e onde se vai mais.
Seguimos caminho e perto do Hotel Patatran está uma pequena praia




antes de Anse Gaulletes que podem ver pela foto e foi aqui que ficámos as primeiras horas, seguindo depois até ao fim da rota, voltando para traz porque não há seguimento, passamos o resto do dia em Anse Severe.

No dia 7 pela fresquinha da manhã fomos até Grande Anse e Petite


Grand Anse
1634921287842.png
Petit Anse

1634921306151.png
Dia 8, foi dia de aventura J fomos fazer um trail até Anse Marron umas das praias mais bonitas mas só pela selva e subindo e descendo rochedos se consegue lá chegar e o com guia. Este guia foi aconselhado pelo nosso anfitrião e só temos a dizer bem, excelente profissional, com conhecimentos enormes de todos os passos a dar em segurança e muito mais, inclui um excelente almoço de produtos locais especialmente frutas

Algumas fotos do percurso, são tantas e todas de encher o olho, mas não posso meter todas


Podemos depois tomar um belo banho na companhia desta gente



O percurso acaba numa das 3 melhores praias da ilha a Anse Source D´Argent deixo alguma fotos




E mais um dia se passou.

Dia 9 foi para fechar com chave de ouro, fomos à que para nós é a melhor praia de La Digue, Anse Cocos, na companhia do Fabio, nosso anfitrião e que nos fez uma visita guiada e filmou e fez com o seu drone maravilhosos vídeos dos quais viram uma pequena parte na entrada deste report.


Deixo as fotos porque nada do que possa escrever dirá sobre a beleza deste local.

Assim terminámos com chave de ouro a nossa visita a La Digue, dia 10 é dia de partida para Praslin.


Nova paragem, Praslin

Dia 10 apanhámos o barco com a CatCocos vindos de La Digue, e tínhamos o nosso motorista privado esperando por nós (fez o tranfer do aeroporto de Praslin para o barco para La Digue dia 5 e dia 10 estava a nossa espera para nos levar ao alojamento) como poderão ver no seguimento fizemos um tour pela ilha com ele um dia inteiro, levou-nos a locais que sem ele nunca conheceríamos, até a visita ás Tortoises foi ele que nos marcou, o nosso muito obrigado

Hospedados  Exotic Guest House  contacto whatsaap  +2482522779, sem palavras a receção, as condições, amabilidade, simpatia, e a vista, ao acordar, ao deitar, incrível, sobre a maior praia de Praslin Cote D´Or 

A vista era tão boa que no dia 11 só fomos relaxar umas horitas á maior praia da ilha a cerca de 700 metros do nosso apartamento e voltámos para a varanda relaxar e usufruir da mesma.



Dia 11 relaxar na praia Cote D´Or todo o dia


Dia 12 tour de dia completo com o nosso motorista privado conforme o mapa, em que nos levou a locais e pontos que só eles conhecem.

Primeira paragem trail em Fond Ferdinand onde se podem ver os Coco de Mer exclusivos da ilha de Praslin.

700 degraus mais outras subidas até se ter uma vista fantástica

Após esta paragem seguimos viagem com o nosso motorista para uma das praias mais in de Praslin (atenção que para se visitar tem que se marcar)

Anse Georgete


Após esta voltámos para trás e fomos a um local que poucos conhecem com uma vista soberba sobre Cote D´Or

Seguindo caminho a próxima paragem foi Anse


O destino final é talvez a melhor praia de Praslin - Anse Lazio onde ficámos até ao pôr do sol


Dia 13 foi dia de passeio de barco até a ilha Curiouse Island para ver as tortoise seguido de paragem para snorkling nas proximidades da ilha de St. Pierre.



Snorkling St Pierre Island está no vídeo no final.

Dia 14, foi mais um dia de relaxing na praia em que apanhamos umas ligeiras chuvas, mas nada que não nos deixasse estar dentro de água. J

Dia 15 pela manhã cedinho de partida para o último destino, a ilha de Mahé.

Última paragem Mahé, a ilha da capital Vitória

Chegamos cedo, pelas 09:30 já estávamos em https://www.beachcottages.sc/ e tudo o que se possa dizer é pouco como foi em todos os sítios em que nos alojámos (foi complicado devido ao COVID mas desde Outubro de 2019 em que pela primeira vez contactei os alojamentos que escolhemos para as nossas férias, sempre foram simpáticos e após 2 anulamentos finalmente conseguimos) Solicitar ao alojamento entrada antecipada e saída tardia nem sempre é fácil, mas aqui foi conseguido e para surpresa nossa até tínhamos á espera um upgrade, as fotos falam por si.



Mais uma vez acertamos na escolha em tudo como foi nos anteriores alojamentos em La Digue e Praslin.

Dia 15 foi dia de aproveitar o alojamento e a pequena praia mesmo ali ao lado que tinha tudo até um excelente snorkling como se pode ver no vídeo no fim.

Dia 16 passeio pela ilha

Mirante La Misere


Grand Anse Beach

Port Glaud Lagoon

Port Launay

Dia 17 mais uma voltinha a conhecer outras praias



Anse Royal Beach


Anse Intendance
Anse Gaullete


Anse Soleil Beach


Petit Anse (Four Seasons)


Maya Beach

Dia 18 descida à capital Victória em BUS, foi uma aventura naquelas curvas e com os velhos autocarros Tata J

Templo Hindu

Mercado


Pequeno Big Ben

Dia 19 o nosso último dia, o que é bom acaba depressa.


Sunset Beach

Para terminar um dos pôr de sol vistos do nosso alojamento



E assim se cumpriu um sonho de há muitos anos e que esteve difícil por causa da pandemia, mas que foi cumprido pelo melhor.

Em resumo, destino maravilhoso, as fotos e os vídeos documentam para a posterioridade, mas nada chega aquilo que os nosso olhos vêem e nós sentimos no local.

Recebidos maravilhosamente e simpaticamente em todos os locais, sem qualquer sentimento de insegurança, todas aa pessoas com quem contactamos foram simpáticas, inclusive numa outra situação que precisamos de ligar para um numero local se disponibilizaram a ligar dos seus telemóveis.

A quem ler este report aconselho vivamente este destino fantástico.